Nunca durma de estômago vazio!

Nunca durma de estômago vazio! (Imagem: Reprodução/Internet)

Se para tirar uma boa noite de sono é importante não dormir de estômago vazio, como seria a situação inversa? Será que comer muito nos impede de dormir? A resposta não é tão simples assim.

Há alguns anos, diferentes estudos vêm demonstrando que o tipo de alimento influi na qualidade do sono. Primeira regra: um banquete de rei não combina com um sono de anjo.




O trabalho pesado de digestão que impomos ao nosso corpo acelera o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo, afetando a irrigação de outros órgãos, o que explica a irresistível vontade de dormir que sentimos depois de uma boa refeição. Mas este efeito é de curta duração e podemos ser despertados logo que terminar a digestão.

Portanto, não se trata apenas do quanto comemos, mas também do tipo de alimento que consumimos, pois eles regulam nosso relógio biológico secretando hormônios importantes para várias funções de nosso organismo.

A serotonina, por exemplo, conhecida por suas propriedades sedativas e calmantes, é considerada uma espécie de “fada do sono”. Substâncias como o triptofano, presentes em alguns alimentos (principalmente nas proteínas e carboidratos) ajudam a estimular a produção de serotonina.  Mas é importante não exagerar no consumo de gorduras e açúcar.

Alimentos e bebidas como café, chás, coca-cola, chocolate devem ser evitados, pois contêm cafeína, que estimula o Sistema Nervoso Central. Preste atenção também em alguns analgésicos, pois a cafeína pode fazer parte de sua composição.

Fique longe de bebidas alcoólicas. Mesmo se facilita o adormecer, o álcool não é bom companheiro de uma noite tranquila e sem pesadelos e o despertar costuma vir acompanhado de muita dor de cabeça e mal estar...  

Que tal experimentar um bom copo de leite ou até mesmo uma caneca de cereais com iogurte?


Confira abaixo outras dicas para melhorar o seu sono

- O sono deve vir naturalmente, sem esforço. Não "brigue com o travesseiro". Ao invés disso, busque algo para relaxar até que se sinta sonolento;

- Deite-se na cama somente pouco antes de dormir de fato. O tempo normal de sono varia entre 6 e 8 horas, nos adultos;

- Evite ler, ver TV ou telefonar da cama;

- Se possível, evite ruídos irregulares ou ambientes barulhentos;

- Temperaturas ambientais amenas também possibilitam um sono mais confortável.

E aí, gostou das dicas? Então ajude seus amigos a saberem também, compartilhe... e dá uma curtidinha na nossa página no Facebook, tem muito coisa bacana lá que não postamos aqui, só acessar por aqui!