Cupim Suculento na Panela de Pressão

Cupim Suculento na Panela de Pressão (Imagem: Reprodução/Internet)

Uma das carnes de panela mais apetitosas e famosas certamente é o Cupim, e a receita que vamos aprender adiante o torna ainda mais saboroso e suculento, devido à combinação de ingredientes serem feitas em partes, aproveitando ao máximo o sabor dessa deliciosa carne. Vamos lá?



Ingredientes

1 peça de cupim
100 g de bacon cortados em tirinhas
1 calabresa cortada em tiras
Temperos da sua preferência para poder deixar o cupim marinando de um dia para o outro
1 cebola grande picada
2 tomates maduros picados
1 pimentão picado

Modo de preparo

Antes de levar a carne ao fogo, faça buracos nela e coloque as tirinhas de bacon e calabresa, empurre com o dedo para que o recheie entre na carne.

Na panela de pressão coloque um pouco de óleo e quando ele estiver bem quente coloque a peça do cupim, deixe fritar bem, quando notar que está frito, vire do outro lado e deixe fritar também.

Coloque uma concha pequena do caldo de tempero que ele ficou na noite anterior, tampe a panela e deixe cozinhar, como é muito pouca água, tome cuidado para sempre desligar o fogo e verificar se não está queimando, depois de uns 20 minutos cozinhando, abra a panela e vire o cupim de lado para que os dois lados fiquem bem coradinhos, se for preciso acrescentar mais água coloque, mas sempre com muito cuidado porque ele não pode ficar com muita água.

Quando estiver quase pregando na panela com um caldinho grosso, retire a carne e coloque em uma forma, corte em bifes grossos, mas deixe arrumadinho como se ainda estivesse inteire e reserve.

Na panela onde a carne estava cozinhando acrescente o tomate, o pimentão e a cebola picada e deixe formar um molho grosso, não coloque nada de água, somente deixe engrossar o caldo. Assim que estiver pronto jogue delicadamente sobre a carne.

Dica

Sirva com uma salada de sua preferência e arroz branco.

Bom apetite!

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 6 porções

Fonte: Sheila Antunes
Adaptação: Receitas Saborosas Demais