Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate (Imagem: Reprodução/Internet)

Conheça mais os benefícios da cenoura...

As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.

As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo).




Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. É um antioxidante lipossolúvel que neutraliza os radicais livres, combinando-se diretamente com eles, o que aumenta a eficácia do sistema imunitário. A cenoura apresenta propriedades antissépticas e reguladoras da corrente sanguínea.

A vitamina A é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial e das membranas mucosas. Tem uma ação moderadora da produção de queratina e estimulante para o desenvolvimento e maturação das células epiteliais. Os retinoides sistêmicos aumentam a síntese do colágeno e reduzem a produção da colagenose, inibindo a enzima que degrada o colágeno.

No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A. As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela.

A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange (orange significa "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la. As maiores cenouras do mundo são obtidas tradicionalmente em Ohakune, na Nova Zelândia1.

Agora vamos à nossa receita?

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
1 xícara (chá) de açúcar
Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite

Modo de preparo

Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento. Esse é misturado lentamente com uma colher. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos.

Para a Cobertura

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo. Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele.

Dica

Você poderá seguir ao vídeo ou a receita escrita, o resultado será perfeito dos 2 modos. Utilize cerca de 250g de cenoura para o bolo não solar.

Tempo de preparo: 01:00min
Rendimento: 8 porções

Informações Nutricionais

Quantidade por 100 gramas de cenoura

Calorias: 41
Lípido: 0,2 g
Gordura saturada: 0 g
Gordura poliinsaturada: 0,1 g
Gordura monoinsaturada: 0 g
Gordura trans: 0 g
Colesterol: 0 mg
Sódio: 69 mg
Potássio: 320 mg
Carboidrato: 10 g
Fibra dietética: 2,8 g
Açúcar: 4,7 g
Proteína: 0,9 g
Vitamina A16: 706 IU
Vitamina: C5,9 mg
Cálcio: 33 mg
Ferro: 0,3 mg
Vitamina: D0 IU
Vitamina B6: 0,1 mg
Vitamina B12: 0 µg
Magnésio: 12 mg

Adaptação: Receitas Saborosas Demais