Arroz Carreteiro Gaúcho com Carne Seca

Arroz Carreteiro Gaúcho com Carne Seca (Imagem: Reprodução/Internet)

Um pouco sobre o Arroz Carreteiro...

O arroz de carreteiro ou simplesmente carreteiro, é um prato típico da Região sul do Brasil (embora, atualmente, já esteja incorporado à cozinha brasileira, sendo comum saboreá-lo em todo o país). É feito de arroz ao qual se adiciona carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, é também conhecido como Maria-Isabel, e preparado com carne de sol.

Vamos à nossa receita...



Ingredientes

1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de arroz sem lavar
1kg de carne seca
Água suficiente para cozinhar o arroz

Modo de preparo

Corte a carne seca em quadradinhos e ferva numa panela grande com água (o suficiente para cobri-la) por 5 minutos. Troque a água e ferva novamente para tirar o excesso de sal da carne seca. Numa outra panela, coloque o azeite e a manteiga. Quando a manteiga parar de borbulhar, frite a cebola, depois a carne e em terceiro lugar, junte o arroz para fritar bem. Mexa bem e coloque água suficiente para cobrir dois dedos acima do arroz. Mexa de novo e experimente para sentir com está o sal. Se achar que precisa de um pouco, coloque. Mexa duas ou três vezes durante o cozimento. O carreteiro fica pronto, quando o arroz estiver cozido.

Dicas

Este prato pode ser feito com sobras de churrasco ou com linguiça. Se desejar, acrescente também três tomates crus picados e pimentões cortados em quadradinhos, fritos junto com a cebola.

Rendimento: 6 pessoas

Fonte: Receitas Saborosas Demais