Torta Sacher: A mais famosa torta do mundo

Torta Sacher: A mais famosa torta do mundo (Imagem: Reprodução/Internet)

A TORTA SACHER é o bolo mais celebrado e famoso do mundo. É um bolo clássico, com sabor e texturas únicas, que desafiam o paladar das pessoas com o perfeito equilíbrio de sabor. Essa torta tem como vantagem, não “enjoar” as pessoas, pois possui um contraste de sabores incrível.




A torta Sacher não leva farinha, e esse é um dos motivos que a torna leve. Trata-se de uma torta feita com chocolate amargo, normalmente de duas ou mais camadas, recheada com geleia de Damasco e coberta por um ganache de chocolate. É tradição austríaca, servir a torta acompanhada de uma porção de chantilly.

Também é possível comprar a torta Sacher original, feita em Viena na Áustria, através do http://www.sacher.com/de-original-sacher-torte.htm

Ingredientes

75 g de chocolate meio amargo
40 g de cacau em pó
125 g de manteiga sem sal
50 g de açúcar refinado
3 gemas de ovo
50 g de amigo de milho
125 g de clara
50 g de açúcar refinado
160 g de geleia de damasco

Modo de Preparo

Juntar a manteiga com o chocolate. Derreter em banho maria. Incorporar o cacau em pó peneirado. Misturar bem. Bater as gemas com os 50 g de açúcar refinado até o ponto de fita. Despejar a mistura de chocolate sobre as gemas. Misturar delicadamente com uma espátula.

Peneirar o amido de milho sobre a preparação. Mexer bem para misturar os ingredientes. Bater as claras em neve com os outros 50 g de açúcar refinado, para fazer uma merengue.

Incorporar à preparação, 1/3 das claras batidas em neve. Misturar bem, acrescentar o restante das claras. Mexer delicadamente, tendo cuidado para que a massa não murche. Despejar a preparação dentro de uma forma redonda, untada e enfarinhada somente no fundo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Desenforme a torta ainda quente. Deixe esfriar.

Ganache de Chocolate

150 g de chocolate meio amargo
150 g de chocolate ao leite
200 ml de creme de leite fresco
10 g de manteiga sem sal

Em uma panela acrescente o creme de leite e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e acrescente os chocolates picados, mistura até dissolver todo o chocolate, por ultimo acrescente a manteiga e mexa vigorosamente.

Montagem da Torta

Fatie a massa em três partes e passe a geleia de damasco em cada parte, monte a torta para que fique reta e com auxilio de uma espátula passe um pouco de ganache para tampar as imperfeições. Leve a geladeira para que o ganache esfrie. Retire a torta da geladeira e coloque-a sobre uma grade para tortas, cubra toda a torta com o ganache.

Dê uma leve batida na grade para que o ganache nivele e fique reto. Volte a geladeira para que o ganache fique firme. Faça um cone de papel manteiga e com o restante do ganache escreva sobre a torta “Sacher”.

Coloque-a no prato, sirva e receba os elogios da família e amigos!



Bom apetite!

Fonte: Receitas Saborosas Demais