Receita das Famosas Esfihas do Habib’s

Receita das Famosas Esfihas do Habib’s (Imagem: Reprodução/Internet)


Quem nunca deu uma paradinha no Habib´s naquela hora em que a fome não pode mais esperar? Suas esfihas têm um preço muito acessível e o melhor, além de muito saborosas, ficam prontas em apenas alguns minutinhos.




Para comprovar a autenticidade das informações, segue abaixo a matéria onde o Sr. Antônio Alberto Saraiva (dono do Habib´s) disponibiliza essa receita.


Clique para ampliar

Como na matéria acima não foi explicado o Modo de Preparo, nós do Receitas Saborosas Demais fomos atrás de mais informações cedidas por um funcionário da cozinha de um dos Habib´s, para podermos preparar nossa receita até o final.

Vamos lá...

(É necessário primeiramente se fazer os recheios para que já estejam prontos quando terminarmos a massa)

Ingredientes da Massa (p/ 100 esfihas)

2,5kg de farinha
30 a 32g de fermento seco
250g de açúcar refinado
250g de óleo refinado
1000 a 1,250ml de água filtrada
25g de sal refinado
Fubá (suficiente para se trabalhar a massa)


Recheio de Carne (p/ 100 esfihas)

3,5 de patinho (moído duas vezes)
cebola a gosto
tomate a gosto
sal a gosto
hortelã a gosto
pimenta branca em pó a gosto
salsa em pó a gosto
suco de limão e Tahine (Pasta de Gergelim) a gosto
3g de ácido cítrico (usado como conservante natural, o mesmo encontrado na laranja e no limão)


Recheio de Queijo (p/ 100 esfihas)

1,5kg queijo branco
2 xícaras (chá) de salsinha e cebolinha
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (chá) fermento em pó

Modo de Preparo da Massa

Primeiramente misture bem a farinha com o fermento e com o açúcar e deixe descansando por uns 2 minutos. Bata essa massa até que seja obtida uma mistura bem homogênea.

Depois divida essa massa em cinco pedaços iguais, enrole cada pedaço para ficarem em tiras e divida cada tira em vinte pedacinhos iguais, depois faça bolinhas de cada pedacinho.

Depois as bolinhas devem ser passadas no fubá. Pronto, agora aguarde as bolinhas crescerem de 20% a 30% porcento do seu tamanho e em seguida abra as esfihas em um balcão ou mesa grande (unte a mesa com um pouco mais de fubá para evitar grudar).

Abaixo segue um pequeno vídeo para nos ajudar, mostrando um funcionário do Habib´s abrindo as esfihas.



Modo de Preparo do Recheio (Carne)

Misture todos os ingredientes do recheio (exceto o tomate) e aguarde até escorrer todo o caldo da carne (para escorrer use peneira fina de plástico)

O tomate deve ser colocado junto com os outros ingredientes depois, quando formos rechear as esfihas já para irem ao forno, senão o sal usado no tempero ira desidratar os tomates, o que fará com que fique um excesso de água.

Assim que as esfihas já estiverem montadas, leve-as ao forno convencional pré-aquecido a 180 graus e deixe por 60 minutos, ou à seu gosto.

Modo de Preparo do Recheio (Queijo)

Pique a salsinha e a cebolinha e em seguida coloque todos os ingredientes em uma tigela. Misture-os bem, amassando com as mãos até que fique uma mistura bem homogênea.

O Rendimento total da receita para cada recheio é de 100 esfihas, se for fazer 100 esfihas meio-a-meio (50 de carne e 50 de queijo), divida a quantidade de ingredientes dos recheios pela metade. 

Para 100 esfihas, a quantidade de ingredientes para a massa continua a mesma.

Se quiser preparar um número menor de esfihas, por exemplo: 5, 10 ou 20, é só dividir a quantidade dos ingredientes pelo número de esfihas, por exemplo:

Se você for preparar 25 esfihas, então ao invés de utilizar 3,5kg de carne, você divide essa quantidade por 4 (25%), utilizando somente cerca de 850 a 900 gramas de carne neste caso, e assim por diante...

Fonte: Receitas Saborosas Demais