Cuidado!!! Alimentos que causam muito Mau Humor

Cuidado!!! Alimentos que causam muito Mau Humor (Imagem: Reprodução/Internet)

Quem nunca teve um dia atribulado, que gerou mais frustração do que felicidade? Para aplacar a irritação, muita gente recorre à comida para se sentir melhor. No entanto, nem sempre a sensação depois de comer é de bem-estar. 

Isso acontece porque alguns alimentos pioram o humor, ao invés de melhorá-lo. Segundo a especialista em Saúde Integrativa Melissa Setúbal, o tipo de alimento ideal para cortar rompantes de humor e prolongar a sensação de bem-estar no corpo é o que estabiliza os níveis de insulina no sangue.




Vitaminas, minerais e fito nutrientes (substâncias que têm ações específicas no organismo humano quando ingeridas, como o reveste rol da uva ou o licopeno do tomate) estão na lista, já que estimulam hormônios e neurotransmissores que são ligados à questão do bem-estar.

De acordo com Melissa, mudanças no cardápio podem ser incorporadas no dia a dia para trazer mais alegria, mas é preciso ter atenção na quantidade de alimento ingerido. "Qualquer coisa em excesso pode causar problemas no organismo, mesmo que seja um alimento que trará felicidade", informa a especialista.

Confira abaixo, alguns alimentos que causam mau humor e possíveis substituições por comidas mais "felizes".

Chocolate ao Leite e Branco são vilões do Humor


Os chocolates mais doces costumam causar a sensação de mau humor, como as versões "ao leite" e branco, já que contêm pouco ou nenhum traço de cacau. Assim como nos doces em geral, ao ingerir esses alimentos a sensação de bem-estar chega a existir, mas logo vai embora.

Neste caso, opte pelo tipo mais amargo, com 80% de cacau ou mais. "A semente do cacau tem nutrientes poderosos para aumentar o humor. Os antioxidantes presentes nesse alimento atuam diretamente nos mecanismos de dopamina e endorfina, que são alguns dos neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar", explica Melissa.

Bem-Estar Causado pela Ingestão de Doces é Passageiro


Melissa acredita que os doces são os principais inimigos do humor. Afinal, muitas pessoas já devem ter passado pela experiência de comer um doce querendo ter mais energia ou uma sensação instantânea de euforia. Mas depois de ingerir esse tipo de alimento percebe que essa "felicidade" acaba rápido.

Para a coach de Saúde Integrativa, a falsa percepção de bem-estar acontece porque os doces, quando ingeridos, estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de felicidade. O problema é que esse efeito não dura muito tempo.

"Na hora de adoçar o suco ou a sobremesa, opte pelo melado de cana no lugar do açúcar ou do adoçante. O alimento é rico em vitaminas do grupo B, além de ter grande quantidade de cálcio, potássio e ferro. Além de estabilizar o humor, essas substâncias oferecem mais energia para o corpo aguentar atividades físicas e ajudam a controlar a pressão arterial", ensina Melissa.

Trigo e Arroz Branco Contribuem para a Irritação


Melissa também informa que todos os alimentos refinados, como o trigo e o arroz branco, causam variações dos níveis de insulina e glicose no organismo, o que acaba afetando o humor e contribuindo para a irritação.

Para reverter essa situação e aumentar os níveis de serotonina, a coach em Saúde Integrativa indica a ingestão de grãos integrais, como o amaranto. Segundo ela, esse tipo de alimento possui neurotransmissores, responsáveis pela sensação de bom humor. 

"O grão Amaranto é rico em fibras e não tem glúten. Além disso, ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue e é rico em nutrientes de forma geral", esclarece Melissa.

Para incorporar o grão na sua alimentação, que tal preparar tortilhas de amaranto? Elas são uma opção de substituição saudável para as tortilhas mexicanas tradicionais, que são feitas com trigo branco e podem aumentar o colesterol. Confira abaixo a receita:

RECEITA DE TORTILHAS DE AMARANTO


Ingredientes

1 xícara de farinha de amaranto
1/3 xícara de fubá fino
Uma pitada de sal
Cerca de 1/2 xícara de água

Modo de preparo

Misture bem os ingredientes secos em uma tigela. Acrescente a água aos poucos até obter uma massa de consistência macia e não grudenta. Depois tire a massa da tigela e coloque sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha. Trabalhe nela por cerca de um minuto. Depois faça uma bola, parta em quatro e abra a massa com um rolo ou garrafa até formar discos finos e uniformes.

Esquente uma frigideira de fundo grosso em fogo alto e coloque a massa sem óleo para cozinhar até que forme bolinhas na parte de cima. Vire e cozinhe de 3 a 4 minutos.

Recheie com o que desejar (salgado ou doce) e enrole como panquecas. Você pode congelar as tortilhas e reaquecer na frigideira quando quiser comer.

Tempo de preparo: 10 minutos
Cozimento: 30 minutos
Rendimento: 1 ou 2 porções

Carne Vermelha Interfere no Humor e Aumenta o Colesterol


Apesar de muita gente gostar de comer carne vermelha e o alimento ser rico em proteínas, ele também contém ácidos graxos saturados, que constituem as gorduras ruins. "Além da carne vermelha interferir no humor, a ingestão em excesso desse tipo de alimento pode aumentar o colesterol no sangue", alerta Melissa.

Segundo a especialista em Saúde Integrativa, a carne vermelha pode ser substituída eventualmente pelo peixe. "A carne de peixe é rica em ômega 3, que é o principal elemento constituinte do nosso cérebro e ajuda na comunicação entre as células do corpo, melhorando a memória e a capacidade de concentração. Além disso, a gordura ajuda a equilibrar a pressão alta e reduz as chances de doenças cardiovasculares", pontua Melissa.

Molhos Prontos deixam o Humor Instável


Os molhos prontos, frequentemente adquiridos em supermercados, ajudam na hora de preparar uma refeição rápida. Por outro lado, costumam ser altamente industrializados, apresentando gorduras ruins e contribuindo para o aumento dos níveis de colesterol. Segundo Melissa Setúbal, um bom exemplo de alimento para estabilizar o humor é o abacate. "Além da facilidade de encontrar a fruta em supermercados, o abacate possui gorduras boas e é fonte de proteínas. 

Experimente substituir molhos prontos pelo Guacamole, que é um molho de origem mexicana, feito com abacate", sugere a especialista.

Veja abaixo a receita:

RECEITA DE GUACAMOLE


Ingredientes

1 abacate pequeno bem maduro (avocado)
5 tomates-uva maduros
1 limão
1/2 xícara de coentro picado (folhas e caules)
1 a 2 ramos de cebolinha verde picada
Sal marinho
Molho de pimenta chilli

Modo de preparo

Retire a polpa do abacate com uma colher e amasse com um garfo até virar um creme com pedaços da fruta. Acrescente meio limão espremido e duas pitadas de sal. Depois, pique os tomates em quartos e misture ao abacate, acrescentando o coentro e a cebolinha. Tempere a gosto com o molho de pimenta e, caso necessário, mais limão e sal.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 ou 2 porções

Como você pôde ver, alguns alimentos parecem até nos auxiliar naqueles momentos de mau humor, mas é importante ficarmos atentos, pois o mau humor por si próprio já é inconveniente, se turbinarmos ele então? Complica!

Fonte: Personare
Adaptação: Receitas Saborosas Demais