Pão Ciabatta

Pão Ciabatta (Imagem: Reprodução/Milmix)


A Ciabatta é um pão de origem Italiana que quer dizer chinelo em alusão ao mesmo por ter seu formato achatado. É uma ótima opção para lanches frios montados com folhas verdes, tomates, salame, presunto, queijo, peito de peru ou simplesmente com manteiga acompanhado de um delicioso cafezinho. Então, vamos nessa... Espero que gostem, curtam e compartilhem!





Ingredientes

15 g de Sal
8 g de Açúcar
750 g de Farinha de Trigo peneirada
33 g de Fermento Fresco
450 ml de Água
25 ml de Azeite Extra Virgem 

Modo de Preparo

Em um bowl, misture bem o sal e o açúcar com a farinha, acrescente o fermento e dissolva bem com os dedos. 

Faça uma depressão no centro formando um “vulcão” e coloque a água aos poucos mexendo com as pontas dos dedos sem parar. 

Quando água estiver bem misturada aos demais ingredientes do bowl, incorpore o azeite e comece a sovar a massa por uns 8 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea. 

Se a massa começar a grudar polvilhe um pouco mais de farinha.

Forme uma bola com a massa, deixando-a descansar coberta com papel filme por 1 hora em lugar aquecido e longe de correntes de ar. (Dentro do forno desligado é um bom local)

Após descanso, corte a massa em porções de, aproximadamente, 80 gramas, estique-as com as mãos dando forma de um quadrado de mais ou menos 10 cm por 10 cm. 

Dobre a massa duas vezes sobre si mesma formando um retângulo, lacre as duas pontas do retângulo com a mão, puxando as "orelhinhas" dos quatro cantos do retângulo.

Coloque-as em uma assadeira enfarinhada com a emenda da massa para baixo, cubra bem com um pano de prato e deixe fermentar por mais 1 hora.

Após essa 1 hora borrife os pães com água, peneire farinha de trigo por cima e com uma lâmina, faça cortes na diagonal.

Leve ao forno preaquecido em temperatura alta (200°C) por 30 minutos, ou até que os pães estejam assados e dourados.

Deixe-os esfriar por uns 3 minutos antes de cortá-los e bom apetite!

Rendimento: 12 Pães


Agradecimentos à fonte: Mytaste
Adaptação: Receitas Saborosas Demais