Costelinhas de Porco Assadas em Mostarda, Shoyu, Mel e Gengibre

Costelinhas de Porco Assadas em Mostarda, Shoyo, Mel e Gengibre (Imagem: Reprodução/Lord Apicultor)


Costelinha de Porco, na minha humilde opinião, é uma das carnes mais fáceis de se preparar no forno, um prato que é uma verdadeira delícia, que não tem erro, pois não tem como não ficar bom e que agrada a todos que apreciam carnes. Então, hoje a sugestão vai para o preparo de uma bela fornada de Costelinhas de Porco Assadas, num tempero especial de Mostarda, Shoyu, Mel e Gengibre. Bora lá!



Ingredientes

1 k de costelinhas de porco
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda amarela
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sobremesa) rasa de gengibre em pó
2 dentes de alho picados bem miudinhos ou espremidos
Pimenta do reino, de preferência moída na hora
Sal

Modo de Preparo

Num recipiente pequeno misture muito bem o shoyu, o mel, a mostarda, o louro, o azeite, o suco de limão, o gengibre, o alho, a pimenta e o sal. Reserve.

Num refratário coloque as costelinhas, despeje a mistura dos temperos sobre elas e besunte-as muito bem.

Tampe o refratário ou cubra-o com papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 12 horas para que os temperos sejam muito bem absorvidos.

Após o tempo de descanso pré-aqueça o forno em 180°C por 5 minutos.

Retire as costelinhas da geladeira, misture-as novamente com os temperos e arrume-as no refratário, uma ao lado da outra, de modo que fiquem todas apertadinhas numa única camada.

Cubra o refratário com papel alumínio e coloque as costelinhas para assar em forno brando (160° C) por, aproximadamente, 1 hora e 15 minutos.

Depois, retire o papel alumínio, aumente a temperatura do forno para 220 graus e volte a assar por mais 20 ou 30 minutos, regando a cada 5 minutos com o molho que se forma no fundo do refratário.

Quando estiverem bem coradas e com as carnes se soltando dos ossos, desligue o fogo e retire o refratário do forno.

Sirva com o acompanhamento de sua preferência.

Dica

O segredo para obter uma carne de porco muito macia, úmida e saborosa, seja costelinha, lombo ou pernil é deixá-la marinando com os temperos por pelo menos 12 horas, promover um cozimento lento em baixa temperatura e cobri-la com papel alumínio. Depois de conseguir a maciez desejada, para a carne dourar e formar uma casquinha mais crocante bastará retirar o papel alumínio e aumentar a temperatura do forno até atingir a crocância desejada.

Agradecimentos à fonte: Gshow.Globo
Adaptação: Receitas Saborosas Demais