50 dicas e truques que vão mudar a sua vida na cozinha - Receitas Saborosas Demais

50 dicas e truques que vão mudar a sua vida na cozinha

Elaboramos um super artigo com 50 dicas e truques muito espertos que vão com certeza, fazer parte da sua vida na cozinha.


50 dicas e truques que vão mudar a sua vida na cozinha (Imagem: Reprodução/Montagem)
50 dicas e truques que vão mudar a sua vida na cozinha (Imagem: Reprodução/Montagem)

Bem vindos! Você já imaginou quantas dicas e truques existem e podem te ajudar (e muito) na hora de preparar os seus alimentos na cozinha?

Se gostar do nosso artigo, não deixe de curtir nossa página no Facebook logo no final desta postagem para ficar sempre por dentro das nossas novidades...

Vamos lá então?

01 - ARROZ COLORIDO NATURALMENTE

Para mudar a cor e o sabor do arroz, acrescente suco de cenoura, salsão ou beterraba ao cozimento.

02 - SOPA MUITO SALGADA

Se você errar a mão no sal, adicione à sopa meia batata crua e deixe ferver até que fique macia. Ela irá absorver o excesso do tempero.

03 - BOLO QUEIMADO

Se o bolo assar demais e ficar com uma casca escura, basta raspá-lo delicadamente com a parte fina do ralador. Retire os farelos usando um pincel.

04 - TIRAR A PELE DO PIMENTÃO

Para remover a película indigesta que envolve a casca do pimentão, espete-o com um garfo, coloque-o sobre a chama do fogão e gire até que ele fique preto. Coloque-o em um saco plástico, feche e deixe descansar por 15 minutos. Raspe a parte queimada com uma faca, corte e retire as sementes.

05 - CROÛTONS NO PONTO IDEAL

Para fazer croûtons, corte a casca de fatias do pão de forma no formato desejado. Aqueça quantidades iguais de azeite e manteiga. Quando espumar, despeje os croûtons e mexa para dourá-los por igual. Seque-os bem em papel-absorvente e sirva com sopas ou saladas.

06 - OMELE TIPO SUFLÊ

Se quiser fazer um omelete-suflê, em vez de bater o ovo inteiro, separe as claras e bata-as em picos firmes. Juntes as gemas, misturando delicadamente.

07 - SALVANDO SUA MAIONESE CASEIRA

Para evitar que o molho caseiro de maionese desande, misture nele um pedacinho bem amassado de batata cozida. O amido presente no tubérculo dará consistência ao creme. Calcule uma colher rasa (sobremesa) para cada porção de 200 g.

08 - CONSUMO DE QUEIJO FRESCO

Queijo não deve ser servido gelado. No verão, retire-o da geladeira meia hora antes de servir. Já no inverno, com uma hora de antecedência.

09 - COMO ESPREMER LARANJAS E LIMÕES MAIS FACILMENTE

Limões e laranjas gelados ficam mais fáceis de espremer para fazer suco se forem deixados, inteiros mesmo, por cerca de 20 segundos no micro-ondas.

10 - DEIXANDO O MEL NOVO DE NOVO

Quando o mel cristalizar, deixe-o molinho de novo, colocando o vidro no micro-ondas na potência média por cerca de 30 segundos. Cuidado, vai ficar quente!

11 - COMO ACELERAR A FERMENTAÇÃO DAS MASSAS CASEIRAS

Para acelerar o processo de fermentação de receitas que levam fermento biológico, coloque a massa num recipiente coberto com filme-plástico e leve ao micro-ondas por três minutos. Espere três minutos e aqueça novamente pelo mesmo tempo. Deixe a massa descansar por seis minutos.

12 - CARNES MAIS MACIAS

Para amaciar carnes, use bicarbonato de sódio. Principalmente se for preparar costela, músculo, lagarto ou coxão duro. Uma colherzinha no tempero basta. Se não tiver bicarbonato, use fermento em pó ou vinagre com azeite. E deixe na geladeira!

13 - BACON FRITO NO MICRO-ONDAS - SEQUINHO E CROCANTE

Que tal fritar o bacon no micro-ondas? É superprático e fica sequinho e crocante: forre um prato com duas folhas de papel toalha, coloque as fatias de bacon e cubra com mais duas folhas de papel. Leve ao micro-ondas por 3 minutos e observe a cada 30 segundos se está no ponto.

14 - BATATA FRITA MACIA POR DENTRO E SEQUINHA E CROCANTE POR FORA

Dá, sim, para fazer batata frita sequinha e crocante em casa. Deixe a batata cortada em água fervente por alguns minutos, retire e, em seguida, mergulhe em um pote com água gelada. Escorra, frite e bom apetite!

15 - ACELERAR O AMADURECIMENTO DOS TOMATES

Está precisando usar tomates que ainda estão verdes? Coloque-os num saco de papel junto com uma maçã. O truque ajuda a acelerar o processo de amadurecimento!

16 - FRANGO SUCULENTO E SEM ODOR

Para tirar o cheiro forte, lave o frango com água, esfregue suco de limão ou vinagre e, em seguida, enxágue. Antes de levar ao forno, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina, para evitar que a carne resseque.

17 - COOKIES PERFEITOS

Cookies precisam ir à geladeira por pelo menos 1 hora antes de serem moldados e assados. Sem isso, eles derretem, ficam achatados e grudam uns nos outros.

18 - CALDO DE LEGUMES

Quando você cozinha legumes, a água do cozimento não precisa ser descartada. Congele-a e guarde para utilizar em outras receitas, como sopas e risotos, que pedem caldos. Além de realçar o sabor faz bem à saúde.

19 - EVITE QUE O BOLO DE CHOCOLATE FIQUE RESSECADO

Para o bolo de chocolate não ficar ressecado, acrescente à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café já pronto bem forte.

20 - OMELETE MAIS LEVE

Quer fazer uma omelete mais leve? Então experimente misturar um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Assim, ela fica bem cremosa e cresce muito mais.

21 - ELIMINAR TODA "BABA" DO QUIABO FACILMENTE

Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

22 - PIZZA CROCANTE DE NOVO

A pizza chegou e já amoleceu? Então coloque-a no forno bem quente, em uma forma furadinha, por 5 minutos. Cheque com um garfo para ver se a borda ficou crocante e retire do forno.

23 - CAFÉ COM ESPUMA DE LEITE

Para fazer a famosa espuminha de leite do café sem a máquina, você vai precisar de um recipiente bem grande e leite fresco gelado. Coloque o líquido no recipiente, chacoalhe bem até dobrar de volume e retire a tampa. Sem tampa, leve-o ao micro-ondas por 30 segundos e pronto: você terá uma espuma firme para acompanhar o café.

24 - PUDIM PERFEITO

Se quiser fazer o pudim lisinho, sem furos, não bata a massa no liquidificador. Isso evita que ela incorpore muito ar, o que deixa o doce cheio de buraquinhos. No lugar do liquidificador, use um batedor de mão, o chamado fouet.

25 - EMPANAR FRANGOS SEM SUJEIRAS DE FORMA FÁCIL

Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

26 - TRUQUES PARA PEIXES GRELHADOS

Na hora de temperar o peixe evite usar limão ou temperos fortes caso o prato seja grelhado. Assim você não descaracteriza o sabor. Portanto, use apenas sal e pimenta-do-reino. Também não é bom deixá-los em marinada. Os líquidos ácidos cozinham o ingrediente num piscar de olhos!

27 - CHANTILI LEVE E COM RENDIMENTO MAIOR

Para fazer o chantili render mais e ficar com uma consistência mais leve, adicione uma clara de ovo ao creme de leite na hora de bater. Pode ser usado para decorar tortas, cupcakes e bolos.

28 - RECUPERE O PURÊ AGUADO

O purê que você fez ficou aguado? Sem problemas! Basta salpicar um pouco de leite em pó na receita para deixá-lo cremoso de novo.

29 - IMPEDIR QUE AS AZEITONAS FIQUEM RANÇOSAS

Sabe como evitar que as azeitonas fiquem rançosas? É fácil: basta colocá-las na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite.

30 - MACARRÃO NO PONTO CERTO

Para deixar seu macarrão perfeitamente al dente, sem ficar gosmento nem duro demais, o ideal é colocar bastante água: para cada 100g, você coloca 1 litro. Além disso, só despeje a massa quando a água estiver borbulhando.

31 - CARNE DE PANELA MUITO MAIS MACIA

Para deixar sua carne ainda mais macia, mesmo depois de dessalgar, experimente deixá-la de molho no leite, por duas horas. A quantidade precisa cobrir toda a peça. Depois, só lavar e colocar na panela.

32 - EVITAR QUE O BOLO FIQUE CRÚ POR DENTRO

As bordas do bolo estão ficando duras e o meio ainda está cru? Experimente usar uma folha de papel-alumínio, com a parte espelhada virada para baixo, para terminar o cozimento (5 a 10 minutos).

33 - FORMA CORRETA DE DESCONGELAR FRUTOS DO MAR

Sabe qual o melhor modo de descongelar frutos do mar? É colocar o pacote ou a vasilha na geladeira e deixar que descongelem lentamente, sem retirar da embalagem.

34 - A BANANA LONGE DAS OUTRAS FRUTAS

Se você deixar as bananas com as outras frutas em um mesmo recipiente, elas vão amadurecer rapidinho! Isso porque a banana libera gases que podem acelerar o processo de amadurecimento, tanto da banana quanto das outras.

35 - CONGELAMENTO CERTO COMEÇA NO PREPARO DO ALIMENTO

Cada alimento tem uma forma de ser congelado, mas é importante armazená-los em recipientes indicados e ficar de olho nos temperos. Quando congelado, a comida tende a realçar o sabor, principalmente o sal.

36 - TEMPERATURA EXATA PARA FRITURAS

O melhor jeito de conferir se o óleo está no ponto certo para começar a fritar é colocar uma colher de pau e ver se formam bolhas ao redor dela. Se sim, então a temperatura está exata.

37 - CARAMELO

Na hora de fazer a calda de caramelo, fique atenta à temperatura do açúcar. Além disso, é bom manter uma panela de água com gelo ao lado para caso espirre algumas gotas em sua pele, você mergulhar na água e evitar a formação de bolhas.

38 - TRUQUE PARA UM ARROZ SOLTINHO

Para evitar que o arroz fique empapado, o ideal é seguir a proporção de água: 2 xícaras de água para cada de arroz. E depois que o arroz estiver cozido, faça um furo no meio dele com um garfo e adicione uma colher de sopa de vinagre. Isso ajuda a deixá-lo mais solto.

39 - MASSA DE PANQUECA MUITO MAIS LEVE

Adicione um pouco de cerveja na massa de sua panqueca, tanto doce quanto salgada, para deixá-la mais leve.

40 - TRUQUES PARA FRITAR BIFES MAIS SABOROSOS

Na hora de fritar um bife, escolha as carnes mais grossas, que ficam mais macias. Deixe a temperatura da panela ficar bem quente e doure por igual os dois lados, sem mexer muito no pedaço. Você pode usar óleo, azeite ou manteiga para fritar.

41 - PRESERVAR A COR, TEXTURA E SABOR DO CAMARÃO

A melhor maneira de cozinhar o camarão é colocá-lo em uma panela com água quente e, assim que ele estiver cozido, transferir para uma tigela com água, gelo e sal grosso. Isso ajuda a preservar a cor, textura firme e sabor do crustáceo.

42 - RECUPERAR ENSOPADOS OU COZIDOS SALGADOS DEMAIS

Errou na hora de salgar o seu ensopado ou cozido? Coloque uma batata crua picada no prato, que absorve o sal e neutraliza o sabor, sem prejudicar a receita.

43 - TIRAR PELE DO TOMATE SEM TRABALHO

O melhor jeito de tirar a pele do tomate sem sofrimento é colocá-lo em água fervente por 5 minutos. Depois disso, você poderá descascá-lo sem problemas!

44 - TRUQUE PARA TURBINAR SUA MACARRONADA

Um bom jeito de garantir mais sabor ao seu macarrão é, depois de cozinhar na água quente com sal, transferi-lo para terminar o cozimento na panela do molho. Desse modo, a massa fica com o sabor marcado e intenso dos ingredientes.

45 - PROLONGAR A VALIDADE DO BRIGADEIRO

A validade do brigadeiro, depois de enrolado e banhado nos confeitos, é de até sete dias em temperatura ambiente. Mas para durar esse tempo todo, é preciso retardar o processo de cristalização do açúcar da receita. Adicione 1 colher (sopa) de glucose (glicose) na sua receita de uma lata de leite condensado e ele vai demorar mais para formar aquela casca de açúcar.

46 - FRANGO DESFIADO DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA

Cozinhar o frango na panela de pressão, após ele esfriar um pouco, chacoalhe bem a panela. Assim, ele já sai desfiado, pronto para usar.

47 - TEMPERATURA AMBIENTE É IMPORTANTE PARA PREPARAR MASSAS

Quase todas as receitas pedem para deixar produtos como ovos, manteiga e leite em temperatura ambiente. O motivo é que, quando estão menos gelados, os laticínios formam uma ligação que prende o ar, sendo liberado durante o cozimento - o que garante uma receita mais leve e aerada. Por isso, melhor esperar uns 30 minutos antes de botar a mão na massa!

48 - TRUQUE PARA DESCASCAR ALHOS

O pesadelo depois de cozinhar é o cheiro do alho nas mãos. Uma técnica para se livrar do odor, antes mesmo dele impregnar, é colocar a cabeça de alho sem o cabinho dentro de um pote com tampa e agitar por 30 segundos. Voilá! Os dentes saem limpinhos. Se quiser descascá-los mais rápido, separe os dentes do alho e faça o mesmo processo.

49 - NÃO PERDER OS NUTRIENTES E O SABOR DOS LEGUMES

Para não perder os nutrientes e ainda deixar os vegetais no ponto certo de cozimento, cozinhe-os no vapor. A técnica também ajuda a conservar o sabor.

50 - TRUQUE PARA SABER SE A MASSA ESTÁ NO PONTO

Para ter certeza de que a massa já cresceu, depois de descansar, afunde o dedo e tire e espere dois minutos. Se a marca do furo permanecer é sinal que  a massa já cresceu tudo que tinha que crescer, assim, você poderá dar continuidade à receita.

Esperamos que tenha sido útil pra você de alguma forma...