Receita de Palmitopiry - queijo cremoso de palmito - Receitas Saborosas Demais

Receita de Palmitopiry - queijo cremoso de palmito

Palmitopiry - Queijo Cremoso de Palmito (Imagem: Reprodução/Sabor Sem Limite)

Palmitopiry é um queijo vegetal cremoso, versátil e maravilhoso que vai ocupar um lugar especial no preparo das suas receitas... Uma delícia que dará o toque especial que faltava na sua pizza sem glúten, nos recheios dos seus salgadinhos, nas suas tortas e onde mais a sua imaginação quiser!




Ingredientes

1/2 xícara de palmito de açaí natural
2 xícaras de água
1/2 dente de alho cortado finamente
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de suco de limão
2 colheres de sopa de polvilho azedo
1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo baixo, doure o alho no azeite, refogue o palmito e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até o palmito ficar bem macio.

Leve o palmito refogado ao liquidificador juntamente com a água do cozimento (a quantidade de água deverá ser de uma xícara; caso não tenha água de cozimento suficiente complete com água morna), o sal, o suco de limão e o polvilho azedo. 

Bata bem até formar um líquido homogêneo.

Transfira o líquido a uma panela e leve-a em fogo baixo, mexendo sempre (de preferência com um batedor de claras ou uma espátula) por cerca de 3 minutos, até engrossar. 

Corrija o sal se necessário e pronto!

Dica

No lugar do palmito de açaí poderá ser usado o palmito em conserva, mas neste caso, reduza a quantidade da água do cozimento pela metade e acrescente o sal somente no final do processo de preparação, pois o palmito em conserva já vem salgado.




Agradecimentos à fonte: Sabor Sem Limite
Adaptação: Receitas Saborosas Demais