4 Super dicas para remover manchas de vasilhas plásticas - Receitas Saborosas Demais

4 Super dicas para remover manchas de vasilhas plásticas

Então, o que fazer com as vasilhas manchadas?  Confira 4 super dicas muito simples para resolver esse problema!


Quatro Dicas Simples Para Tirar Manchas De Potes Plásticos (Imagem: Reprodução/Westwing)
Quatro Dicas Simples Para Tirar Manchas De Potes Plásticos (Imagem: Reprodução/Westwing)



Vasilhas plásticas são uma mão na roda para guardar alimentos, mas por conta da coloração dos molhos, alimentos com pigmentos naturais e corantes artificiais, apesar de terem a superfície aparentemente lisinha, as vasilhas plásticas possuem poros que acabam retendo manchas que não saem somente com o uso de água e sabão.

Limão

O limão ajuda a limpar tábuas de corte de madeira, e também é perfeito para quem quer remover as manchinhas inconvenientes dos potes plásticos. Basta partir 1 limão pela metade e esfregar a parte cortada por todo o interior do pote, dando um foco especial às partes manchadas. Depois é só lavar normalmente com água e sabão. Fácil assim!

Vinagre

O vinagre pode ser um aliado na limpeza da casa, principalmente quando o assunto for remover manchas dos potes. Para isso, basta misturar 1 parte de água com 1 parte de vinagre branco e deixar de molho durante a noite. Depois é só lavar normalmente com água e sabão. 

Água Sanitária

Sim. A água sanitária tira não só as manchas das tábuas de cozinha como as dos potes plásticos também. Para isso, basta mergulhar o pote em uma mistura de 1 litro de água para 1/2 xícara (chá) de água sanitária e deixar de molho por 30 minutos. Depois, é só lavar normalmente.

Bicarbonato de Sódio

Já é sabido que o bicarbonato de sódio é um grande aliado no dia a dia da cozinha, pois além de ajudar a desentupir pias e remover manchas de panelas e leiteiras, o bicarbonato pode ajudar a tirar manchas dos potes plásticos.

É só esfregar pelo interior do pote, principalmente nas partes manchadas, a mistura de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com 2 colheres (sopa) de água fria  e deixar secar.

Assim que secar mergulhe o pote em um recipiente grande com a mistura de 9 partes de água para 1 parte de água sanitária e deixe de molho durante a noite. Depois do tempo de molho, lave normalmente.

Cuidados básicos com as vasilhas plásticas

Separar um pote especialmente para comidas com molho ou corantes pode ser uma boa pedida.

Antes de colocar os alimentos no pote, aplicar um spray de cozinha antiaderente de óleo de canola, por exemplo, pode ajudar a impedir que as manchas se fixem ao pote.

Para facilitar a limpeza, principalmente dos potes usados como marmita, procure lavá-los logo após o seu uso, se possível com detergente e água morna.

E por fim procure não utilizar esponjas grossas na hora da lavagem, pois dessa forma você estará evitando o desgaste da superfície dos potes e prolongando o tempo de uso dos mesmos.

Adaptação: Receitas Saborosas Demais