25 coisas incríveis que o sal refinado faz além de salgar alimentos - Receitas Saborosas Demais

25 coisas incríveis que o sal refinado faz além de salgar alimentos

Além de salgar, para que mais serve o sal? Ele serve para afastar insetos, remover manchas e dar mais vida as flores. Veja 25 utilidades que têm o nosso sal refinado comum:


25 coisas incríveias que o sal refinado faz além de salgar alimentos (Imagem: Reprodução/Alto Astral)
25 coisas incríveias que o sal refinado faz além de salgar alimentos (Imagem: Reprodução/Alto Astral)

O sal tem muitas outras utilidades incríveis fora da culinária, confira:

1 - Limpe as flores artificiais: Coloque as flores artificiais num saco de papel juntamente com um pouco de sal. Feche bem o saco e agite-o. As pedras de sal ao friccionarem as flores, vão arrastando e removendo a sujeira.

2 - Mantenha as flores vivas, frescas por mais tempo, colocando uma pitada de sal na água do vaso.

3 - Se ao fazer um churrasco as chamas estiverem muito fortes, diminua o fogo lançando um pouco de sal para as brasas.

4 - Afaste as formigas espalhando sal por onde elas entram: na entrada de casa, em volta das janelas e por baixo das portas.

5 - Proteja os móveis de vime, evitando que fiquem amarelados. Aplique o sal com uma escova úmida e deixe secar no sol.

6 - Aumente a vida útil das esponjas de cozinha. Depois de usá-las, coloque-as de molho na água com sal. 

7 - Evite que as janelas do carro fiquem embaçadas esfregando uma esponja com água e sal.

8 - Coloque um pouco de sal no interior dos sapatos para eliminar a umidade e o mau cheiro.

9 - Remova manchas de vinho dos tecidos. Aplique sobre a área atingida uma quantidade generosa de sal e esfregue. Deixe por alguns minutos e depois enxague, caso se trate de uma peça de roupa. Se for um tapete, varra e aspire. 

10 - Controle as ervas daninhas dos jardins espalhando o sal nas fendas onde essas ervas crescem.


11 - Elimine as manchas de ferrugem nos tecidos, misturando um pouco de sal com suco de limão, umedecendo bem e secando ao sol. Lave depois como habitual. 

12 - Elimine as manchas de água dos móveis de madeira, depois de pousar um copo ou algo molhado. Aplique uma camada de óleo e sal sobre a mancha, esfregue suavemente, deixe por uma hora e depois remova.

13 - Retire a casca aos ovos cozidos sem a partir em mil pedaços. Junte uma colher de chá de sal à água em que vai cozer os ovos. Depois de cozidos, verá que é mais fácil descascar os ovos (quase) de uma só vez.

14 - Remova o óleo dos utensílios de ferro da cozinha. Espalhe um pouco de sal em cima deles e deixe por alguns minutos. Retire o excesso e lave. A mesma técnica pode ser utilizada para eliminar as manchas escuras de café e chá nas xícaras e chaleiras.

15 - Reduza o mau cheiro nos frascos e garrafas de vidro e de plástico. Adicione uma colher de sal dentro do recipiente e deixe por alguns minutos. Lave-o normalmente com detergente ou outro produto de limpeza. 

16 - Retire as manchas da banheira, lavatório e pia do banheiro e pia da cozinha. Faça uma mistura de aguarrás com sal. Aplique sobre as superfícies e deixe por 15 minutos. Desse modo, aquela incômoda cor amarela sairá. Depois, passe uma esponja úmida para retirar os excessos e ficar com as peças limpas.

17 - Limpe os pisos de toda a casa. Adicione meia xícara de sal em um balde com água morna. Limpe como de costume.

18 - Dê brilho às peças de bronze, estanho, prata e cobre. Faça uma mistura em partes iguais de vinagre, farinha e sal. Aplique nos objetos e deixe por quinze minutos. Retire com uma escova suavemente e seque com um pano seco. Depois é só polir.

19 - Previna a acumulação de gordura e mau cheiro na pia da cozinha. Prepare uma pasta com vinagre e sal, espalhe e depois deixe que escoe pelo ralo.

20 - Limpe as teclas amareladas do piano. Coloque sal e suco de limão em um pano fino e com ele esfregue até remover as manchas causadas pela umidade ou com o uso constante. O mesmo tratamento pode ser usado nas peças de mármore ou de marfim.


21 - Remova as manchas de suor da roupa. Coloque quatro colheres de sal em um litro de água quente. Esfregue essa mistura na roupa com uma esponja até que a auréola desapareça.

22 - Remova manchas de sangue. Molhe a roupa na água fria com sal, lave em água com sabão e ferva. Funciona apenas para roupas de algodão, linho e fibras naturais.

23 - Remova leite queimado das panelas. Umedeça o interior da panela e salpique-a com sal. Aguarde cerca de 10 minutes e esfregue a panela. O sal facilita a limpeza e também ajuda a remover o odor.

24 - Remova manchas de batom dos copos de vidro. Se mesmo após lavar, as manchas de batom não desaparecerem, basta esfregar a zona manchada com sal. 

25 - Previna o aparecimento de bolor no queijo. Embrulhe o queijo num pano molhado com água salgada e guarde-o na geladeira.

E aí, gostou? Você não esperava que o sal tivesse tantas utilidades assim né? Deixe nos comentários qual dessas dicas você mais gostou! Veja tambèm:

Tudo sobre Sal: Conheça os tipos, como usar, salgar, dessalgar e muito mais

Imagens: Shutterstock