Tempo certo de forno para cada tipo de carne - Receitas Saborosas Demais

Tempo certo de forno para cada tipo de carne

O tempo de forno para cada tipo de carne é essencial para uma receita dar certo e também uma dúvida que muitas pessoas possuem.

Tempo de forno para cada tipo de carne (Imagem: Reprodução/Barbacoa Churrascaria)
Tempo de forno para cada tipo de carne (Imagem: Reprodução/Barbacoa Churrascaria)

Principalmente para os iniciantes, o tempo que algum tipo de carne deve ficar no forno, ou mesmo em qual temperatura, é uma dúvida frequente, principalmente para quem está começando a arte de cozinhar.

Mas neste artigo, fizemos uma espécie de "manual dos iniciantes", onde daremos sugestões de vários chefes para cada tipo de carne, mas vale lembrar:

Os tempos de forno são somente uma referência, pois a potência dos fornos pode variar muito de um para outro.

As carnes devem estar sempre à temperatura ambiente, ou no máximo um pouco mais frias, mas nunca congeladas.

As carnes congeladas devem ser descongeladas antes, de preferência, naturalmente na geladeira e depois em temperatura ambiente.

Nas dicas a seguir, os tempos começam com um forno já preaquecido a aproximadamente 200°C., durante 15 minutos.


Picanha

Picanha (Imagem: Reprodução/Chef Pimenta Gourmet)
Picanha (Imagem: Reprodução/Chef Pimenta Gourmet)
Uma picanha geralmente pesa cerca de 1Kg a 1,5Kg, no máximo.

Para uma carne de picanha 'no ponto', em um forno à forno a 200° C, são necessários, em média, 45 minutos, ou seja, entre 1Kg e 1,50Kg este deve ser o tempo médio com o forno a 200° C.

Se quiser a picanha bem passada, basta deixar por 1 hora, ou no caso de uma picanha mal passada, apenas 35 minutos.

Carne de Porco

Carne de porco (Imagem: Reprodução/A Carne que o Mundo Prefere)
Carne de porco (Imagem: Reprodução/A Carne que o Mundo Prefere)
Tanto o pernil como o lombo, são bem parecidos para se assar no forno, com exceção de que o lombo fica um pouco mais seco, por ter menas gordura.

Com o forno a 200° C o tempo médio para assar a carde de porco é de 1 hora por kg. É recomendado deixar a carne imersa no tempero antes de ir ao forno e embrulha-la em papel alumínio para vedar completamente a carne, impedindo que a gordura vaze do papel alumínio.

Se preferir uma carne com crosta crocante, retire o papel alumínio 15 minutos antes de terminar de assar e suba a temperatura para 250° C. Se for pernil, faça o mesmo procedimento, porém, considerando 30 minutos antes.


Costela de Porco

Costela de porco (Imagem: Reprodução/Receitas Mais)
Costela de porco (Imagem: Reprodução/Receitas Mais)
A costela de porco é uma das carnes mais suculentas e também mais gordurosas, e por esse motivo, o forno fica na temperatura baixa, em 180°C.

O cálculo médio é de 1 hora e 10m por kg, envolvendo a costela em um papel alumínio. Passado esse tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por cerca de 15m a 30m, a 250°C, para dourar (a gosto).

Costela de Boi

Costela de Boi (Imagem: Reprodução/receitas calixtena silva)
Costela de Boi (Imagem: Reprodução/receitas calixtena silva)
Para não ter imprevistos, as pessoas costumam levar a costela à pressão antes de assar, mas com nossa dica não vai ter erro.

O segredo é esfregar o sal na carne e embalar a peça hermeticamente, de forma que nem uma gota de gordura escape. (Isso é imprescindível!)

Uma porção considerável de costela pesa cerca de 1,5 Kg e o tempo total de forno é de 50 minutos por Kg com o forno a 190°C. Assim, para 1,5 Kg, considere entre 1 hora e 15 minutos e 1 hora e 20 minutos.

Depois, tire o papel alumínio e deixe mais 10 a 20 minutos a 250°C para dourar (a gosto).

Frango

Frango assado (Imagem: Reprodução/tudoreceitas.com)
Frango assado (Imagem: Reprodução/tudoreceitas.com)
A carne mais consumida do mundo pelos humanos, assado, cozido ou frito. O que se deve ter atenção com relação ao frango é que cada parte dessa carne tem um tempo diferente para assar.

Todas as carnes brancas, naturalmente, assam mais rápido do que as carnes vermelhas, e dependendo da quantidade de gordura.

Por incrível que pareça, coxas e sobrecoxas demoram mais tempo que o peito e as asas para assar, por quase não terem gordura.

Mas então como eu asso um frango inteiro por igual?

Resposta: Existem algumas técnicas!

Abaixo colocamos uma tabela por partes:

Tempo de forno por parte do frango

Inteiro


Para um frango inteiro, pesando cerca de 1,3Kg, o tempo médio de forno é de 1 hora, a 190°C. É recomendável assar o frango inteiro embalado em um papel alumínio e 15 minutos antes do de terminar o tempo, retirar o papel alumínio e aumentar um pouco a temperatura para que o frango fique dourado e sua pele crocante.

Peito, coxas e sobrecoxas

Peito, coxas e sobrecoxas (Imagem: Reprodução/supermercadonovaopcao.com.br)
Peito, coxas e sobrecoxas (Imagem: Reprodução/supermercadonovaopcao.com.br)
Essas partes do frango são as que cozinham mais rápido. A média é de 40 minutos por kg, com o forno a 200°C.

Asas

Asas de frango (Imagem: Reprodução/Avicultura Industrial)
Asas de frango (Imagem: Reprodução/Avicultura Industrial)
Para assar as asas do frango, a média é em torno de 30 minutos por Kg com o forno a 200°C. Para dourar, nos últimos 5 minutos aumente o forno para cerca de 220°C.

Peixes

Peixe assado (Imagem: Reprodução/Gshow - Globo)
Peixe assado (Imagem: Reprodução/Gshow - Globo)
Os peixes possuem a carne mais delicada de todas. Existem várias maneiras de se assar um peixe, mas o que pode mudar é o tempo de forno dependendo se o peixe for em postas, filés, inteiro, com ou sem pele.

O tempo de forno pode influenciar no tipo de peixe de acordo com a quantidade de carne magra e gordura, como por exemplo uma tilápia, salmão, bacalhau, cação, etc.

Em média, 1 kg de peixe com o forno a 190ºC por volta de 30 minutos já será o suficiente para um bom resultado. Se preferir o peixe mais seco, aumente um pouco o tempo de forno.

Método Infalível

Existem vários fatores a se considerar, como a potência do forno, o tamanho interno do forno, a quantidade de carne, gordura em cada peça colocada para assar, que podem alterar um pouco os tempos aqui expostos, mas existe uma forma que, independe de tamanho do forno, quantidade da carne ou mesmo potência do forno vai dar certo!

O truque é medir a temperatura interna das carnes, é esta temperatura que determina quando ela está assada ou não, e no caso de carnes vermelhas, define o ponto da carne.

Termômetro Digital de Carne


Termômetro digital de carnes (Imagem: Reprodução/DHgate)
Termômetro digital de carnes (Imagem: Reprodução/DHgate)
Através de um termômetro digital de carne, similar ao da foto acima, podemos medir a exata temperatura interna das carnes e seguir a seguinte tabela:

Carne Vermelha: Mal passado: 63ºC | Ao ponto: 71ºC | Bem passado: 77ºC

Aves: Temperatura interna de 64ºC

Peixes: Temperatura interna de 52ºC

Conhece alguém que adora cozinhar? Compartilhe essa matéria com ela!

Se você gostou, não deixe de curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as nossas novidades!