Light, Diet, Zero e Fit, o que realmente essas siglas significam? - Receitas Saborosas Demais

Light, Diet, Zero e Fit, o que realmente essas siglas significam?

Essas palavrinhas mágicas nas embalagens dos alimentos, 'Light, Diet, Zero e Fit', não significam exatamente o que você imagina!

Light, Diet, Zero e Fit, o que realmente essas siglas significam (Imagem: Reprodução/Montagem)
Light, Diet, Zero e Fit, o que realmente essas siglas significam (Imagem: Reprodução/Montagem)
Hoje em dia, encontramos vários alimentos à venda que prometem benéficos à sua saúde. Porém, muitas pessoas ainda se iludem com os alimentos industrializados ditos “saudáveis”.


A característica da embalagem desses tipos de alimentos, é incluir palavras como diet, light, zero e fit, palavras essas, que são utilizadas livremente pelos fabricantes, e a maioria das pessoas desconhecem seus verdadeiros significados.

Abaixo, você vai entender o que cada palavrinha dessa significa, vamos lá?

Alimentos Light

Alimentos light são alimentos com uma quantidade de no mínimo 25% de redução de algum nutriente, como o açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, ou valor energético (calorias).

Alimentos Diet

Os alimentos diet são direcionados para pessoas que necessitam de restrições alimentares, como por exemplo os diabéticos, que não podem ingerir muito açúcar), ou até mesmo aos celíacos, que são pessoas com intolerância ao glúten.

Os Alimentos considerados diet, não possuem em sua composição, um ou mais nutrientes que o consumidor procura evitar, como por exemplo, açúcar, proteínas, glúten, gorduras ou algum outro nutriente.

Portanto, é importante ficar atento, pois o fato de um alimento indicar ser diet, não significa necessariamente que o mesmo contém menos calorias do que os alimentos tradicionais.

Um exemplo, são os produtos diet que dizem ser 'zero açúcar', mas eles possuem mais gorduras que os alimentos comuns e os adoçantes geralmente são calóricos, o que mantem o sabor do açúcar e consistência do alimento.

Dessa forma, o alimento continua rico em carboidratos e gorduras e ostenta o rótulo de “diet”, apenas por não conter açúcar, o que não seria adequado, por exemplo, em ma dieta low-carb.

Por esse motivo, é muito importante ficarmos atentos às opções 'diet', pois apenas a presença desta 'palavrinha' na embalagem dos alimentos, não é garantia de que o produto seja melhor para qualquer pessoa. Antes de comprar, verifique sempre as informações nutricionais dos alimentos, descritas nas embalagens.

Alimentos Zero (ou 0%)

Alimentos com essa descrição, visam o público que deseja emagrecer ou que esteja de dieta com restrições alimentares, como por exemplo, teoricamente, um alimento "zero açúcar", poderia ser consumido livremente por uma pessoa diabética.

É importante ficar atento na hora de comprar algum alimento que indique ser 'zero', pois podemos encontrar essa palavrinha se referindo a 'Zero Calorias', Zero Gorduras, Zero Sódio, Zero Glúten e Zero Lactose', portanto se atente no que exatamente você está comprando.

Outra dica importante, é ficar atento com os alimentos que indicam serem “Zero Açúcar”, pois alguns deles querem dizer apenas que “não foram adicionados açúcares, além daqueles que já existem naturalmente nos alimentos, sucos concentrados de frutas, que contém açúcar natural.

Alimentos Fit

No mercado podemos observar diversos alimentos com a palavrinha 'Fit' estampada em seus rótulos, mas o que realmente significa essa sigla?

Diferentemente das outras palavrinhas que citamos acima, como light, diet ou zero), a palavra 'Fit' não quer dizer absolutamente nada! Isso mesmo, nada!

Para começo de conversa, a palavra Fit não está contemplada na classificação de siglas do ministério da saúde, mas é usada pelos principais fabricantes para promover os alimentos que eles 'julgam' serem mais saudáveis, ou até mesmo, que eles desejam que você acredite que são saudáveis.

Os fabricantes costumam utilizar a palavra Fit em alguns tipos de pães e massas integrais, por acreditarem que esses alimentos possuam menor índice glicêmico.

Como a palavra Fit pode ser utilizada livremente pelas indústrias alimentícias, a dica é ficar atento para não acabar comprando alimentos que sejam apenas puro marketing e não tragam um verdadeiro benefício para sua saúde.

Faça a sua decisão na hora de comprar alimentos, se tornar a sua escolha Fit!