google.com, pub-8331858614427359, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dicas de como conservar os alimentos no verão - Receitas Saborosas Demais

Dicas de como conservar os alimentos no verão

Essas dicas, que são muito simples, irão te ajudar a conservar melhor os alimentos no verão, para que eles se mantenham apropriados para o consumo.

Dicas de como conservar os alimentos no verão (Imagem: Reprodução/ Laboratório Alazor)

Cada tipo de alimento necessita de uma forma diferente de cuidado e conservação, por isso é muito importante estarmos sempre atentos a certos detalhes para obtermos uma melhor conservação dos alimentos.



Com o calor a comida fica mais suscetível à produção de bactérias e micro-organismos e, portanto, sujeita a estragar muito mais rapidamente. Por isso é importante que tomemos alguns cuidados com o armazenamento e a utilização desses ingredientes. 

Veja como:

1- Dê preferência aos potes de vidro, porque os potes de plástico são mais porosos e por isso as bactérias aderem com mais facilidade a eles.

2- Sempre guarde seus alimentos separados uns dos outros. Embrulhe e estoque em sacos plásticos específicos para esse fim ou em potes, pois assim o processo de apodrecimento será retardado, além de impedir que um ingrediente contamine o outro.

3- Você poderá se utilizar de vários tipos de papéis para conservar melhor seus alimentos. Papel-manteiga, papel alumínio e até mesmo o filme plástico são boas escolhas para cobrir ou enrolar os alimentos antes de leva-los à geladeira.

4- Durante o verão você deve usar e abusar da sua geladeira e freezer, pois os ingredientes precisam ficar muito bem refrigerados para suportar o calor. As temperaturas ideais são entre 2 e 10 graus centígrados para a geladeira e abaixo de 0 grau para o congelador ou freezer.


Durante o verão, a geladeira é a sua maior aliada!

Carnes

As carnes são muito delicadas e, principalmente nessa época de muito calor, precisam de toda a atenção, portanto, antes de comprá-las, verifique se estão com uma boa cor e se suas embalagens estão em perfeito estado. E como a refrigeração é superimportante, principalmente para esse tipo de alimento, mantenha a peça da carne na geladeira o tempo todo, até o momento do preparo. E se for utilizar apenas um pedaço dessa carne, prepare a outra parte mesmo assim, para que esse outro pedaço possa ser congelado de novo, pois após serem descongeladas, as carnes cruas não devem ser congeladas novamente.

Verduras, frutas e legumes

Sempre lave e seque muito bem esses alimentos, depois de retirar as partes machucadas ou que estejam começando a apodrecer, pois esse procedimento impedirá que o restante desse tipo de alimentos se contamine e apodreça mais depressa. Depois de cortados, fatiados ou picados eles devem ser conservados no refrigerador e dentro de algum vasilhame fechado.

Derivados do leite

Se a embalagem original dos derivados do leite não tiver uma tampa para que possa ser fechada novamente, lembre-se de transferir os produtos para outro recipiente que você consiga tampar completamente e fique atento ao tamanho desse recipiente, pois quanto mais ar permanecer dentro da nova embalagem, mais facilidade para a produção de fungos e bactérias.

Alimentos secos

Sempre mantenha os alimentos secos em locais arejados e longe da umidade. Grãos como o arroz, o feijão, a farinha, entre outros, precisam ser acondicionados em recipientes bem fechados.

Peixes e frutos do mar

Esses são ingredientes ainda mais delicados que as carnes e, no verão, os cuidados com eles precisam ser redobrados. Então, se estiverem congelados, descongele-os dentro da geladeira e não demore em prepará-los.

Adaptação: Receitas Saborosas Demais